truque de mestre

X MEN

X MEN

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

UM HOMEM BOM


Baseado numa peça teatral do autor C.P. Taylor conta a história do professor universitário John Halder durante governo opressor de Adolf Hitler. Halder, protagonizado pelo astro Viggo Mortensen, tenta se manter indiferente a situação da Alemanha mesmo discordando da maioria das decisões do governo e prefere não fazer nada para ir contra isso.

Mas ao ser chamado na chancelaria de Fuhrer, acha que terá que mudar sua atitude. A conversa no entanto é sobre um polêmico livro que escreveu há alguns anos. Ao contrário do que pensa, o acadêmico é parabenizado pelo ditador, que pede que ele escreva um ensaio baseado em seu livro, convencendo a população sobre as vantagens de abrir mão da vida de pessoas que não estejam em perfeitas condições de saúde. Sua decisão dá uma guinada em sua carreira, o que coincide com as dificuldades que vêm passando em sua vida pessoal, o que o leva a buscar um novo começo.

Apesar de sempre se mostrar contrário ao nazismo, sendo um homem bom durante toda a vida, percebe-se pela relação que mantém com a mãe e a família que construiu, Halder entra cada vez mais no sistema vigente, chegando a integrar um cargo honorário na SS. Com a vida profissional e pessoal em constante ascensão, encontra – se com um problema: seu amigo de infância, o judeu psicanalista Maurice que não aceita suas decisões. Halder passa então pelo dilema de ajudar o amigo e o medo de ser pego por seus superiores.

Com atuações fenomenais de Gemma Jones, como a mãe de John Halder, e Viggo Mortensen, o filme mostra o dilema de um homem através de seus valores e princípios, sempre cuidando e amparando as pessoas que ama.

Rodado com o orçamento de US$ 15 milhões, foi inteiramente rodado em Budapeste, na Hungria, as filmagens ocorreram entre 18 de maio e 18 de julho de 2007.

Primeira produção internacional do cineasta brasileiro Vicente Amorim, o mesmo diretor de ‘O Caminho das Nuvens’, com Wagner Moura e Cláudia Abreu, ‘ Um Homem Bom’ foi exibido na mostra Foco Reino Unido, no Festival do Rio 2008. Viggo Mortensen veio ao Brasil durante o Festival para fazer a divulgação do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário