truque de mestre

X MEN

X MEN

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

David Fincher é verdadeiramente camaleônico, consagrado em 1995 com "Seven - Os Sete Crimes Capitais" estrelado por Brad Pitt, o diretor fez carreira com diversos filmes marcantes.

Em 2007 dirigiu o suspense "Zodíaco" que também utilizava de personagens reais, como em "A Rede Social", e em 2008 foi indicado ao OSCAR, ao BAFTA e ao Globo de Ouro como diretor deO Curioso Caso de Benjamin Button”.

Exatamente por ser dirigido por Fincher, "A Rede Social" merece toda a ovação que vem recebendo. O diretor que, em fins da década passada analisou uma geração que se considerava perdida na história, no seu genial "Clube da Luta".

Dessa vez, o foco do diretor são os jovens de vinte poucos anos que cresceram com a internet, mas parecem não ter desenvolvido a maturidade suficiente para sustentar laços de amizade reais, que independem de recursos tecnológicos.

O filme conta sim como o famoso site foi criado, mas seu tema central é o questionamento da idéia de amizade.

De cara vemos que Mark é incapaz de se comunicar e lidar com seres humanos. Ao ser deixado pela namorada cria o Facematch (site que compara mulheres à animais), aliás é a partir dele, que o facebook é criado, junto com a idéia dos gêmeos Winklevoss.

Chega a ser irônica e magistralmente retratada a percepção do genial diretor David Fincher e como ele define o filme: Uma tragédia sobre um homem que multiplica as amizades dos outros, mas o enche de inimigos, enfim uma tragédia grega.

Zuckerberg é fadado a existir no singular que chega a ser intoxicante. Obcecado pelo sucesso e pelo dinheiro torna-se um dos homens mais cobiçados do mundo ao mesmo tempo, que fica mais solitário ainda.

A cena final do filme retrata como o ser humano é levado por emoções: o criador do Facebook, a maior rede social do mundo, termina por perder seu único amigo de verdade, um tanto patético.

O filme é construído baseado no livro:" The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, A Tale of Sex, Money, Genius and Betrayal", em sua trama cheia de traições e ganância.

O filme realmente massacra o criador do Facebook e mostra um Shawn Fanning (criador do extinto Napster) como um mal-caráter extrategista, aliás a atuação de Timberlake é surpreendente!

Como nas tragédias gregas, esses personagens reais necessitam viver eternamente congelados ao momento de suas vitórias, que conjugam a sua grande conquista.

Agora, se você está esperando um filme que explique mais sobre a funcionalidade do site, esqueça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário