truque de mestre

X MEN

X MEN

sábado, 9 de fevereiro de 2013


A adaptação da célebre obra "Os Miseráveis"  de 1862, do escritor francês Victor Hugo conta a história de Jean Valjean um homem libertado da prisão, que refaz a sua vida.

Nesse meio tempo, Javert descobre que o bondoso prefeito é na verdade o fugitivo Valjean e sai atrás dele por todos os cantos da França. A perseguição dura quase duas décadas, no meio disso acontece a Revolução de 1832, organizada por estudantes que pretendia destituir a monarquia na França e trazer mais igualdade social ao país.

Cabe ressaltar que a miséria, a fome e o desemprego na nação neste período eram extremamente elevados.

Baseado na peça da Broadway, "Les Miserables", o filme é divido exatamente em 3 atos através da fotografia.

Com uma fotografia mais escura e fechada no primeiro ato, o filme apresenta os protagonistas (Hugh Jackman e Anne Hathaway) e seu antagonista (Russel Crowe). O segundo ato abre com uma fotografia bem mais iluminada que representa a busca de liberdade do povo e o terceiro ato mistura um pouco da fotografia dos atos 1 e 2 representando a revolução.

Emotiva, pesada e com uma bela cinematografia, essa adaptação de "Os Miseráveis" certamente não vai desapontar quem viu a versão teatral. 

Na trilha estão músicas bem conhecidas, como “I Dreamed a Dream” (interpretada por Anne Hathaway, que deve ganhar o Oscar de melhor atriz coadjuvante), “Master of The House” (a parte cômica do filme, a cargo de Sacha Baron Cohen e Helena Bonham Carter), “Stars” (Crowe), "Bring Him Home" (Jackman), “On My Own” (Samanta Barks), “Do You Hear The People Sing” (parte do elenco) e outros. 

As atuações são de tirar o fôlego! Anne Hathaway está em sua melhor forma, em uma atuação digna de Oscar. Na execução da canção "I Dreamed a Dream" é possível ver como a atriz  trabalha bem os sentimentos. Anne proporciona realismo, dor  e emoção em todas as suas cenas. "Come To Me" é o segundo ponto alto, após "I Dreamed a Dream". Anne chega a estar melhor nesse filme do que em "O Casamento de Rachel", pelo qual foi indicada ao Oscar pela primeira vez. 

Hugh Jackman é um ótimo ator, embora não seja tão espetacular como cantor. Ele soube passar muita emoção no filme, mas mesmo assim não teve voz o suficiente para executar o personagem com mais força, já o Russell Crowe teve um desempenho exemplar. Amanda Seyfried estava linda, graciosa, e cantando muito bem. Samantha Barks como Éponine surpreendeu. "On My Own" foi de tirar o fôlego de tão cativante. O elenco jovem também se destaca no filme. 

"Os Miseráveis" é, realmente, um filme de alto nível. Atuação, elenco e produção impecáveis. Um filme grandioso e apaixonante!

Um comentário:

  1. Olá,

    Concordo com voce que o filme é digno de Oscar. A atuação e a produção estão excelentes, nao podiam ter sido melhores!

    Porém, estou acostumada com a versão do teatro e acredito que muitos de nós nos desapontamos um pouco pela parte musical. A não ser pela Samantha Barks e talvez Anne Hathaway, o elenco não me pareceu preparado o suficiente para assumir musicas tão poderosas e clássicas, principalmente Russel Crowe, na minha humilde opinião. 'Stars' sempre foi uma das minhas musicas favoritas do musical, mas não me tocou tanto no filme, talvez pela mudança brusca de tom, que tirou as notas um pouco mais agudas, que demonstravam grande parte da emoção.

    Apesar de não poder dizer que fiquei tão apaixonada pelo filme como sou por qualquer das apresentações teatrais que já assisti, estarei aqui torcendo pela vitória mais que merecida do Oscar, em cada uma das categorias indicadas.

    ResponderExcluir