truque de mestre

X MEN

X MEN

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

LEONERA


Terceiro candidato à Palma de Ouro em 2008, co-produzido por brasileiros e argentinos, "Leonera" acompanha o drama de Julia, interpretada por Martina Gusman,uma jovem que se torna presidiária, acusada pela morte do namorado.

No filme, Julia e Ramiro, personagem interpretado por Santoro, são presos acusados de assassinar Nahuel. A relação dos três não é desenvolvida no roteiro, indica apenas a evidência de um triângulo amoroso, e deixando o personagem vivido por Santoro em segundo plano, mesmo sendo uma peça crucial para seu desfecho. Aliás, Rodrigo Santoro prova o quanto amadureceu artisticamente na composição de seu personagem em nome dos próprios interesses.

O que mais interessa é a estrutura dramática do filme: a gravidez de Julia no momento de sua prisão. No começo, ela se depara com uma realidade diferente que a faz criar novos valores e aprender como lidar com a nova vida. Durante a gravidez, Julia rejeita o próprio filho, mas quando Thomas nasce Julia se apaixona, e se empenha a todo custo para mante-lo em sua posse.
A dor pela perda do filho além da reviravolta no enredo provoca em Julia uma atuação digna de premio.

Com uma escrita única e pessoal, Pablo Trapero e Walter Salles não julgam. O olhar por trás da câmera, além de mostrar, revela a realidade do cárcere. É o cinema como prolongamento da vida.
Martina Gusman é casada com Trapero e participou dos últimos dois filmes.

Um comentário: