truque de mestre

X MEN

X MEN

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O versátil diretor inglês Michael Winterbottom de Código 46 não se contenta com fórmulas em seus filmes. Cada um de seus trabalhos traz gratas surpresas! Depois do elogiado Caminho para Guantânamo”, o cineasta volta novamente às vítimas da guerra no Oriente Médio.

O filme trata do período em que a jornalista Mariane Pearl grávida de cinco meses, mobilizou a polícia, a mídia e políticos na difícil busca pelo marido Daniel, um jornalista do Wall Street Journal que cobria a guerra buscando informações sobre um homem-bomba, ele foi seqüestrado por jihadistas e cruelmente morto cinco semanas depois.

Após a morte do marido, o espírito desafiador de Danny e sua inabalável crença no poder do jornalismo, fez com que Mariane escrevesse sobre seu desaparecimento, o intenso esforço para encontrá-lo e seu eventual assassinato no livro Coração Valoroso: A Vida e Morte de Meu Marido Daniel Pearl. Mariane escreveu o livro para apresentar Adam ao pai que ele nunca poderia conhecer. Transcendendo religião, raça e nacionalidade, o desejo corajoso de Mariane de superar a amargura e ódio que continuam a atormentar o mundo pós 11 de setembro.

Winterbottom usou o livro de Mariane Pearl como sua bíblia ao estruturar o filme. "Começamos seguindo as descrições dos eventos", explica o diretor. "E então tentei conhecer todos que estavam com ela na época." Quando Winterbottom escolheu o elenco, pediu também aos atores para conhecerem as pessoas que interpretariam.

O longa foi filmado na Índia, França e Paquistão durante o verão e outono de 2006. Mas sua jornada para as telas teve início três anos antes, quando a produtora de Brad Pitt, Plan B Entertainment ('Tróia'), adquiriu os direitos do livro 'Coração Valoroso: A Vida e Morte de Meu Marido Daniel Pearl', de Mariane Pearl (com colaboração de Sarah Crichton).

A atriz vencedora do Oscar® e de três Globos de Ouro Angelina Jolie ("Garota, Interrompida'') mostrou preocupação em atuar, "Se eu não representá-la da forma certa, e as pessoas não puderem ver que mulher bela, forte e amorosa ela é, então fiz um 'desserviço' e feri uma grande mulher."

Mas Pearl não estava preocupada. "Estou contente por Angelina Jolie estar fazendo o meu papel na adaptação do livro", ela diz, para depois completar: "Admiro profundamente o trabalho dela e tudo a que se dedica. Fico feliz também que Michael Winterbottom, um versátil e talentoso diretor que realmente ama a verdade, esteja trabalhando no projeto."

No papel de Mariane, a atriz realizou um dos seus melhores trabalhos, honrando a viúva de Daniel Pearl com sua brilhante atuação!
O filme é baseado em fatos verídicos e no romance “Mighty Heart”, livro que Mariane Pearl escreveu em memória a seu marido, Daniel Pearl.

"Em seu trabalho, Danny lutou para manter-se livre de dogmas e alianças. Ele não representava um país ou uma bandeira, apenas a busca pela verdade. Ele estava lá para segurar um espelho e fazer as pessoas se verem. Existe outra forma melhor de respeitar a humanidade?"- Mariane Pearl

Nenhum comentário:

Postar um comentário