truque de mestre

X MEN

X MEN

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Baseado no livro de John Carlin foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Direção (Clint Eastwood), Ator (Morgan Freeman) e Ator Coadjuvante (Matt Damon) em 2010. E recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Ator (Morgan Freeman), Melhor Ator Coadjuvante (Matt Damon).
Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e os anos subsequentes. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada.
O filme é um recorte da recente história da África do Sul, que acompanha a ascensão de Nelson Mandela ao poder e sua tentativa de unificar seu país, rachado pelo Apartheid, através de um desacreditado time de rugby.

Freeman evita a caricatura, mas não economiza nos artifícios para deixar seu personagem encantador. E é exatamente isso o que Clint faz no longa como um todo.Com frases de efeito, cenas que flertam com o maniqueísmo e um uso indiscriminado da câmera lenta.
Invictus parte do básico, do óbvio, do simples para resgatar o fundamental. É o 32º longa de Clint Eastwood como diretor e o oitavo trabalho dele com seu filho Kyle, que já assinou a trilha de Gran Torino, A Troca, A Conquista da Honra, Cartas de Iwo Jima, Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro e Rookie - Um Profissional do Perigo.