truque de mestre

X MEN

X MEN

segunda-feira, 9 de março de 2009

ED WOOD

Considerado por muitos criticos o pior cineasta de todos os tempos, o produtor e diretor de filmes de terror, ficção cinetifica, e erótico, Edward Davis Wood, Jr. teve seus trabalhos destacados pela inventividade frente aos limitados recursos técnicos e orçamentários dos quais dispunha.

Seus filmes ficaram conhecidos por seus planos peliculares, sem um sequenciamento cronológico padrão neles também usava efeitos especiais considerados um tanto quanto duvidosos no que diz respeito à qualidade. seus filmes acabam por manter um certo ar humoristico, contando hoje em dia com uma legião de fãs.

Ed Wood costumava trabalhar com os atores caricatos como Tor Johnson (ex-lutador de luta livre sueco, cuja face se tornou uma máscara popular nas festas de Halloween) e o místico Criswell.

Wood tinha obsessão por Maila Nurmi, atriz finlandesa que usava o nome de Vampira em um programa de TV que apresentava e escreveu vários papéis para ela, mas Maila só aceitou filmar ‘Plan 9 From Outer Space’, filmado em 1956. E mesmo assim, sem falas, conforme se viu no filme de Tim Burton, sobre o diretor. Álias, ‘Plan 9 From Outer Space’ foi seu filme de maior sucesso. Muitos adoradores do cinema Trash o celebram como um clássico CULT. Na época de seu lançamento, 1959, foi considerado o pior filme de todos os tempos.

O diretor foi responsável pelos últimos filmes de Bela Lugosi, o célebre intérprete do Conde Drácula, de quem o diretor era grande admirador.

Sobre o filme:

Dirigido por Tim Burton, baseado no livro de Rudolph Grey, conta a biografia de Edward Davis Wood Jr., considerado o pior diretor de todos os tempos.

Tim Burton é conhecido pelo apego ao horror com sua habilidade para a comédia em seus filmes. Se destacou com Beetlejuice sendo logo depois chamado para realizar a super-produção: ‘Batman’ em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman Returns, também com a sua direção.

Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Scissorhands’, sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Burton chama então o ator Johnny Depp para atuar como o protagonista, que se tornaria seu maior colaborador durante a carreira.

Quatro anos depois, Depp seria novamente chamado, dessa vez para estrelar a cinebiografia de ‘Ed Wood’. Em 2000 foi chamado para atuar em ‘A lenda do cavaleiro sem cabeça’, em 2005 fez ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’, a animação ‘A Noiva-Cadáver’, e ‘Sweeney Todd o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleetem 2007.

Sobre o Elenco:

Martin Landau .... Bela Lugosi

Primeira escolha de Gene Roddenberry para fazer o personagem Mr. Spock em ‘O Caminho das Estrelas’. Por três temporadas, foi o mestre em disfarces Rollin Hand na série ‘Missão Impossível’. O seu último trabalho foi como ator convidado na série "Without a Trace", que lhe valeu a sua quarta nomeação para um Emmy.

Alguns dos filmes em que atuou: 'Cleópatra' em 1963, "Tucker - Um Homem e seu Sonho" em 1988, ‘Crimes e pecados’ em 1989, ‘Invasão de privacidade’ em 1993,’Tempo é dinheiro’ em 1994 , ‘Cartas na mesa’ e ‘Arquivo X - O filme’, ambos em 1998. Em 1999 fez ‘A lenda do cavaleiro sem cabeça’ e ‘EDTV’, ‘Cine Majestic’ em 2001 e ‘Divisão de homicídios’ em 2006.

Recebeu 3 indicações ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por "Tucker - Um Homem e seu Sonho" (1988), "Crimes e Pecados" (1989) e "Ed Wood" (1994). Venceu em 1994. Ganhou 2 Globos de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, por "Tucker - Um Homem e seu Sonho" (1988) e "Ed Wood" (1994). Ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator - TV em 1968, por sua participação na série "Missão Impossível". Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante, por "Ed Wood" (1994).

Sarah Jessica Parker ...... Dolores Fuller

Antes de estrelar o famoso seriado ‘SEX AND THE CITY’ a atriz fez algumas participações no cinema como ‘Footloose - Ritmo Louco com Rusty’ em 1984, ‘Ed Wood’ em 1994 e ‘O clube das desquitadas’ em 1996.

Bill Murray .... Bunny Breckenridge

Ator consagrado, principalmente no genero cômico teve seu início cinematográfico em 1979 no filme canadense "Almôndegas", de Ivan Reitman. Estrelou vários filmes, mas foi em 1984 que teve seu grande sucesso de bilheteria com "Os Caça-fantasmas", filme também dirigido por Ivan Reitman, diretor com o qual trabalhou em inúmeras ocasiões.

Com o desejo de interpretar personagens mais sérios, atuou em ‘Uma Mulher para Dois’ em 1993, com Robert De Niro e Uma Thurman. No mesmo ano estrelou ‘Feitiço do Tempo’, com Andie MacDowell, outro de seus grandes sucessos. Em 2004 ganhou O Globo de Ouro como melhor ator de comédia pelo seu papel em ‘Encontros e Desencontros’ de Sofia Coppola.

Alguns dos filmes que estrelou até hoje: em 2008 ‘Agente 86’ e ‘A Cidade das Sombras’ , em 2007 fez ‘A viagem para Darjeeling’, em 2005 fez ‘Cidade Perdida’, e ‘Flores Partidas’. Em 2004 fez ‘A vida marinha com Steve Zissou’ e ‘Falando de sexo’, em 2003 estrelou ‘Sobre café e cigarros’ e fez a dublagem do famoso gato Garfield, em ambos os filmes.

Principais prêmios e indicações do filme:

Em 1995, foi indicado nas categorias de filme de fantasia e melhor roteiro ao Prêmio Saturno, venceu nas categorias de melhor ator (Martin Landau) e melhor música. Ganhou o Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Martin Landau) e melhor maquiagem, venceu o Globo de Ouro na categoria de melhor ator coadjuvante (Martin Landau) e foi indicado nas categorias de melhor filme - comédia / musical e melhor ator - comédia / musical (Johnny Depp).

Indicado ao BAFTA em 1996, nas categorias de melhor ator coadjuvante (Martin Landau) e melhor maquiagem e penteado. Em 1995 foi indicado à Palma de Ouro, no Festival de Cannes.

Um comentário:

  1. Esse filme é simplesmente brilhante. Só não acho o melhor do Burton porque ele fez o Edward Mãos de Tesoura, que é um conto de fadas clássico e gótico. Mas o sentido visual do cara é brilhante, e esse filme tem cenas simplesmente fenômenais. Excelente escolha de crítica!

    ResponderExcluir