truque de mestre

X MEN

X MEN

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O terceiro longa-metragem da cineasta Laís Bodanzky (Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade), é inspirado na série de livros: Mano, de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto. O filme mostra os percalços do jovem Hermano e seus amigos que enfrentam os dilemas característicos da adolescência.

O longa acompanha os jovens alunos de uma colégio da grande São Paulo, onde filhotes da classe média, se preocupam principalmente em experimentar as primeiras tentações do mundo adulto: bebidas, entorpecentes e, claro, o sexo.

Mas se estas descobertas vêm atreladas aos percalços da adolescência moderna, também mostra a caricatura cruel e preconceituosa do jovem de hoje, as cenas onde julgam a opção sexual do pai de Mano é uma delas, além de mostrar como é o ambiente social dentro das escolas atualmente: o medo de ser o humilhado, os amores, o eterno sentimento de desconfiança, a melhor amiga, a escola que emburrece e fofocas cruéis espalhadas via Internet.

O elenco é dominado por estreantes que contaram com a preparação de Sérgio Penna (Batismo de Sangue, Lula – O Filho do Brasil, Antônia), a galeria de rostos jovens, mas que, ainda assim, encarnam seus personagens com total entrega e imenso talento.

Enquanto isso, Caio Blat e Paulo Vilhena assumem papeis diferentes do habitual, curiosamente assumem papéis de figuras de autoridade, o que não deixa de se revelar uma escolha interessante: como o professor de violão de Mano, Vilhena compõe um músico tranqüilo que, ao mesmo tempo, sabe ser crítico quando necessário, fácil perceber por que Mano passa a confiar nos conselhos do sujeito. Já Blat, como um professor de Física, surge como um mestre capaz de inspirar os alunos sem apelar para a autoridade, conseguindo também sugerir detalhes sobre o passado do personagem sem ter muito tempo de tela.

É um filme divertido, envolvente e sensível que constrói o arco dramático de seu protagonista com inteligência! É inquestionavelmente honesto!

O roteiro ficou por conta do parceiro habitual de Bondanky: Luiz Bolognesi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário