truque de mestre

X MEN

X MEN

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Apesar de o título ser do mesmo longa dirigido pelo americano Abel Ferrara em 1992, o filme "Vício Frenético", desta vez é dirigido pelo alemão Werner Herzog, e não é uma refilmagem. Do original, mantém só o protagonista: um policial corrupto e viciado em drogas. A história começa logo após a passagem do furacão Katrina por Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005.

Quando soube que "Bad lieutenant: Port of Call New Orleans", ia ser refilmado, o diretor americano Abel Ferrara soltou fogo pelas ventas e foi a público reclamar do fato. Os fãs do filme original também não gostaram nada da notícia.

Para um filme supostamente policial, a quase total ausência de tiros (embora as armas estejam lá) nos alerta que não se trata de um filme americano comum. Nesta nova empreitada, Nicolas Cage encara o protagonista do filme, que traz uma das suas melhores atuações em muito tempo, em uma interpretação vigorosa! Como um uma intrincada escalada de violência e corrupção envolvendo o tenente, a polícia e os traficantes.

Cage, que já estava virando motivo de piada por suas atuações, estava precisando mesmo de um bom papel e de um diretor com pulso forte. A construção do desagradável personagem é muito boa, e vai evoluindo junto com o filme, de uma forma diferente do que acontecia no filme de Ferrara.

Além da mudança de locação (Nova York para Nova Orleans), as interpretações são incomparáveis! Enquanto o tenente de Keitel tinha uma ligação religiosa forte e tentava expiar a sua culpa através disso, Cage não se liga a nenhum tipo de moral. É o típico policial corrupto que só quer se dar bem em todos os sentidos. Sem contar que as cenas de delírio do personagem são incríveis!

Em cena também estão Eva Mendes, como a prostituta Frankie, pela qual o policial é apaixonado, Val Kilmer, na pele do parceiro de McDonagh, e Jennifer Coolidge, como madrasta de Cage.

Werner Herzog é conhecido por seus projetos autorais e só topou dirigir o longa porque gostou do roteiro.