truque de mestre

X MEN

X MEN

sábado, 29 de outubro de 2011


Um circo chamado Esperança é a grande metáfora desta história. Valdemar e Benjamim são pai e filho que interpretam a dupla de palhaços Puro Sangue e Pangaré, que rodam as estradas do interior com sua trupe.


Benjamim é um palhaço em crise e sem esperança em seu coração. O personagem está enfrentando um rito de passagem importante em sua vida, por isso tem um olhar triste que mexe com o espectador, que ri e se emociona ao mesmo tempo.


A simplicidade da trama e a delicadeza com que o drama é exposto só poderiam fazer parte de um filme de Selton Mello. Um filme sútil, que consegue ao mesmo tempo dar um soco no estômago naqueles que não tem mais vontade de viver!


Benjamim passa por um vazio, uma crise de identidade enorme, descrita e personificada brilhantemente por Selton Mello.


Outro grande destaque do filme é a atuação de Paulo José que ganhou um personagem especialmente escrito para ele. Considerado um mestre na arte de atuar, Paulo José foi fundamental para completar a essência do filme.


Um filme encantador, emocionante e melancólico!


Elenco bem afiado, cheio de grandes atuações bem compostas junto à Direção de Arte! A Fotografia não fica por menos, compõe muito bem o roteiro e a direção!


O filme é cheio de participações especiais: Ferrugem, Fabiana Karla, Danton Mello, Moacyr Franco, Jackson Antunes e Tonico Pereira.


No Festival de Paulínia desse ano, o filme faturou quatro prêmios: diretor de ficção, roteiro (Selton Mello e Marcelo Vindicatto), ator coadjuvante (Moacyr Franco) e figurino (Kika Lopes).


O papel de Benjamim deveria ser interpretado por Wagner Moura, no entanto, o ator não pôde aceitar já que estava envolvido com as gravações do filme "Tropa de Elite", de José Padilha. A alternativa seguinte foi chamar o ator e grande amigo de Selton Mello, Rodrigo Santoro, que não pôde assumir esse compromisso, por conta de sua agenda e aconselhou Selton a assumir o papel principal.


Além da direção, Selton também assina o roteiro ao lado Marcelo Vindicatto e produz junto de Vânia Catani. O Palhaço é o segundo longa de Selton Mello, depois de "Feliz Natal" de 2008.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aventuras de Tintin: o segredo do Licorne só chega aos cinemas brasileiros em janeiro de 2012.

Essa produção de Steven Spielberg usará a tecnologia Motion Capture, a mesma utilizada em O Expresso Polar, A Lenda de Beowulf e Os Fantasmas de Scrooge.

Nas vozes da animação estão Jamie Bell (Billy Elliot) como o repórter aventureiro Tintin, e Daniel Craig (007 – Quantum of Solace) como o pirata Red Rackham. O elenco inclui ainda Andy Serkis (O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel), Simon Pegg (A Era do Gelo 3), Nick Frost , Gad Elmaleh (Meia Noite em Paris), Toby Jones (Harry Potter e a Câmara Secreta) e Mackenzie Crook (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Gus Van Sant tem uma maneira singular de filmar. É um dos poucos na indústria cinematográfica mundial, a se apropriar de um estilo autoral raramente bem dosado entre o underground e a cultura de massa.

Em seu novo filme protagonizado por Mia Wasikowska (Alice in Wonderland) e Henry Hopper (Kiss & Tell), o diretor conta delicadamente o encontro de dois jovens que tem como ponto em comum a morte.
 


Annie e Enoch se conhecem por acaso e desenvolvem uma amizade gostosa de ver nas telas do cinema, com tempo os dois se encontram apaixonados e assumem assim um namoro cheio de nuances delicadas. Um fantasma japonês, proveniente da Segunda Guerra Mundial, ajuda mais ainda essa obra ficar marcada na poesia do diretor.

Com uma trilha sonora deliciosa, o filme cresce, e a realidade do mundo se fecha sobre eles.

 Inquietos tem referências a outros trabalhos do diretor. E leva esse título por conta da inquietude de ser jovem e querer aproveitar cada segundo da vida, mesmo sabendo que vamos morrer em breve, independente de uma doença terminal.

Natural de Portland, Van Sant capta o espírito jovem por meio de uma lupa generosa e destemida, com pinceladas intensas de Poesia BEAT (as influências de Van Sant vêm por conta do seu círculo de amizades de William S. Burroughs e do poeta Allen Ginsberg).

Nos anos 60, como estudante de artes da Escola de Design de Rhode Island, conhece David Byrne e bebe diretamente da fonte da vanguarda do cinema underground nova-iorquino, de diretores como Jonas Mekas, Stan Brakhage e Andy Warhol, conhecido como o papa da POP - Art. Com tantos encontros culturais, o futuro diretor foi levado pela observação que fazia dos outsiders de Los Angeles, onde seu destino seria sem dúvida o cinema.

O interesse pelo submundo e a cultura que emerge dos esgotos, ruas e esquinas povoadas por gente de índole qualquer – entendem-se bêbados, maltrapilhos, clandestinos, jovens órfãos, garotos de programa – é um aspecto mais que latente na filmografia de Van Sant (Drugstore Cowboy de 1989, Garotos de Programa de 1991 e kids de 1995).

O diretor que já elaborou, praticamente, um dossiê da juventude norte-americana pós-moderna, multifacetada em suas várias tribos urbanas busca em Inquietos talvez uma nova faceta? Acho que não!

Ainda vemos seus estereótipos em Enoch, um garoto rebelde que não aceita a nova realidade imposta com crueldade pela vida. O relacionamento entre Enoch e sua tia, seu comportamento perante os fatos passados, a fuga da escola e a necessidade de ser ouvido e respeitado.

De todo, o filme é lindo, nos faz chorar, pensar e aprender, mas ainda assim Vant Sant não nega suas raízes.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mais um filme sobrenatural em breve no circuito

The Devil Inside Me”  é mistura exorcismo, terror, religião e ciência de um jeito, no mínimo, bizarro e assustador!

O longa conta a história de Maria Rossi, uma mulher que é constantemente possuída por espíritos do mal, e a relação dela com a filha. Depois que Maria é internada em uma clínica para loucos, a filha resolve conhecer melhor o universo do exorcismo para ajudar a mãe.

É lógico que as coisas não vão ficar tão bem assim no final. A filha, que, a princípio, não acredita em coisas sobrenaturais vai passar por uma série de experiências que vão fazê-la repensar algumas coisas.

“The Devil Inside Me” foi gravado nas cidades de Roma e Bucareste e tem no elenco a atriz brasileira Fernanda Andrade, que faz a filha de Maria. O filme chega aos cinemas em janeiro de 2012!

Javier Bardem está confirmado para o novo filme de James Bond

Depois do temível e frio Anton Chigurh, o assassino psicótico de Onde Os Fracos Não Têm Vez, Javier Bardem vai interpretar mais um vilão, desta vez no 23º filme da franquia de 007. Segundo o site americano ComingSoon, o ator confirmou sua presença no longa, que conta ainda com Daniel Craig (mais uma vez no papel de Bond), Ralph Fiennes (A Lista de Schindler) e Bérénice Marlohe.

O filme estreia prevista nos Estados Unidos para novembro de 2012.

domingo, 16 de outubro de 2011

Se Eu Fosse Você ganhará duas continuações

Não é de hoje que se fala em uma nova sequência para Se Eu Fosse Você, sucesso que levou 3,6 milhões de pessoas aos cinemas em 2006. Afinal de contas,  o filme se saiu ainda melhor junto ao público: 6,1 milhões foram conferi-lo nas salas escuras. Trata-se do quarto filme brasileiro de maior público na história, perdendo apenas para Tropa de Elite 2, Dona Flor e Seus Dois Maridos e A Dama do Lotação. Com tais números, é óbvio que um novo filme seria mera questão de tempo.


A novidade é que não será apenas um filme, mas dois. A revelação foi feita pela produtora Walkíria Barbosa em seminário realizado durante o Festival do Rio, no último dia 7, no qual o gênero comédia foi debatido por diretores e produtores. Se Eu Fosse Você 3 e 4 serão rodados simultaneamente em 2012, mais uma vez contando com Tony Ramos e Glória Pires nos papéis principais.


A tática de rodar dois filmes em sequência para diminuir custos é bastante comum em Hollywood, já tendo sido usada nas séries De Volta para o Futuro, Matrix, Piratas do Caribe, O Senhor dos Anéis e no ainda inédito O Hobbit. Entretanto, é a primeira vez em que é utilizada no cinema brasileiro, até pelas continuações não serem tão corriqueiras assim. Ainda não está definida qual será a data de lançamento de cada um dos longa-metragens.

Já ouviu falar em “A Coisa”, o novo filme de terror que está bombando nos EUA?

Estreou  nos Estados Unidos um novo filme de terror que está bombando! O nome é “A Coisa” e se você ainda não ouviu falar dele, certamente vai nos próximos dias!

O longa conta a história de uma equipe internacional de cientistas que encontra, na Antártica, um alienígena congelado. A habilidade desta “coisa” é imitar outras formas de vida.

A produção, que custou 35 milhões de dólares – pouco para os padrões de Hollywood –  é o prelúdio do clássico do terror do diretor John Carpenter, “O Enigma do Outro Mundo” (1982), que faz parte de 10 em 10 listas de filmes mais assustadores da história.

A questão é que, para muitos críticos, o filme é simplesmente ruim, apesar de irresistível. Para o Hollywood Reporter, o estreante diretor  holandês Matthijs van Heijningen, mistura muito sangue e “bons efeitos especiais” para maquiar uma história sem razão de existir.

Já o LA Times diz que “A Coisa” funciona porque respeita a premissa do original, que é a de um alienígena que causa paranoia no meio dos homens. Mas afirmou também que o novo filme é só “um entretenimento” perto do antecessor.

No Brasil, o filme estreia em 2 de dezembro.

De tantos filmes que já vi, sem dúvida esse foi o que mais mexeu comigo nos últimos anos. O último dançarino de Mao é lindo, emocionante e nada clichê!
 
Baseado na autobiografia do bailarino chinês Li Cunxin, conta a história de um menino que aos 11 anos foi tirado de uma pobre aldeia chinesa para estudar balé na escola de dança de Madame Mao, em Pequim.

Em 1979, ele consegue entrar para a Companhia Houston Ballet durante um intercâmbio cultural no Texas, onde começa uma vida nova e livre.

Por viver em um regime comunista, Li Cunxin não tinha liberdade de fazer suas próprias escolhas e seguir seu sonho, por conta disso os oficiais chineses tentam levá-lo de volta à China, sem sucesso. Mas tudo na vida tem um preço, Li consegue ficar nos EUA, mas não pode voltar a China durante anos.
 
O filme é de uma beleza única! A Coreografia, Fotografia e a Direção de arte são impecáveis!

Mesmo com meia hora de atraso e um público bem irritado, todos sairam da sala calados. Cenas fortes, tocantes, bonitas e tristes, bem dirigidas e roterizadas fizeram desse filme o melhor do Festival do Rio desse ano.
 
O filme estreia no dia 11 de Novembro de 2011, aqui no Brasil.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Novo filme do diretor James McTeigue será sobre Edgar Allan Poe

Apesar de ter o mesmo nome do famoso poema de Edgar Allan Poe, o novo filme do diretor James McTeigue (V de vingança e Matrix), The Raven, tem uma história um pouco diferente. Segundo o site americano Slashfilm, a trama traz uma versão fictícia do que teria sido os últimos dias do escritor americano, que morreu misteriosamente em 1849, aos 40 anos._


Após descobrir que um serial-killer usou suas obras como inspiração para cometer assassinatos macabros e ainda sequestrou sua mulher,  POE que interpretado por John Cusack, dá início a uma investigação ao lado do detetive Emmett Fields, interpretado por Luke Evans, para tentar por fim aos atos inescrupulosos do assassino._


Alice Eve (Sex and The City 2), Brendan Gleeson (Tróia) e Oliver Jackson-Cohen (Qual seu Número?) completam o elenco do suspense, que tem estreia prevista para o dia 03 de março de 2012 nos Estados Unidos.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lembra do filme sobre a Marilyn Monroe escrito por um assistente dela da vida real?

Ele teve sua pré estreia no EUA nesse úlltimo final de semana em Nova York. O novo filme do diretor Simon Curtis,  arrancou suspiros dos críticos. Grande parte se deve à interpretação de Michelle Williams da atriz icônica Marilyn Monroe.

Abaixo a opinião da imprensa americana:

The Hollywood Reporter: “uma Michelle Williams cheia de luz oferece uma performance cheia de camadas que vai muito além da imitação [de Monroe] em ‘My Week With Marilyn’.”

Variety: “A interpretação cheia de camadas que Michelle Williams da Marilyn Monroe é a única razão de ser do filme. ‘My Week With Marilyn’ é brilhantemente bem-sucedido.”

IndieWire: “‘My Week With Marilyn’ é exatamente o tipo de filme feito para agradar que é tolerável (…) Michelle Williams entrega uma interpretação cheia de vida de Marilyn Monroe sem se deixar absorver pela persona [de Marilyn].

ComingSoon: “‘My Week With Marilyn’ foi sensacional. É um filme para quem gosta de cinema, com certeza. Grandes performances para todos os lados!”

Huffington Post: “Williams é uma revelação e traz uma escuridão necessária a ‘My Week With Marilyn’. Ela não é a idêntica de rosto a Monroe, mas ela consegue incorporar os traços [de Marilyn] sem exagerar no jeito espivitada e sem desvalorizar a vulnerabilidade trágica.”

My Week With Marilyn” entra no circuito dos cinemas nos EUA em 4 de novembro e não tem data de estreia no Brasil ainda!

domingo, 9 de outubro de 2011

Filme sobre a vida de Steve Jobs? Sim, as negociações já começaram!

A reação em escala mundial à morte do ex-comandante da Apple, Steve Jobs, pode até estar sendo exagerada para alguns, mas ainda está longe de acabar!

Segundo o site Hollywood Reporter, agora, a vida de Jobs vai para o cinema! Baseado na biografia autorizada do empresário, o filme será produzido por Mark Gordon, que é responsável pela produção de “O Resgate do Soldado Ryan” e, na TV, pela série “Grey’s Anatomy”.

A Sony comprou os direitos da biografia, que ainda não foi lançada. Escrita por Walter Isaacson, ex-editor da revista Time, o livro deve chegar às lojas no dia 24 de outubro desde ano.

Isaacson foi procurado pelo próprio Jobs para escrever uma biografia porque o empresário da tecnologia queria que os filhos soubessem como era a rotina dele. Steve morreu aos 56 anos na última quarta-feira nos Estados Unidos.

Quando começam as filmagens, quem serão os atores e quando o filme será lançado, a Sony não confirmou. Mas já podem rolar palpites…

O primeiro filme de ficção do cineasta André Ristum, conta história de um reencontro familiar surpreendente.

Em “Meu País”, Rodrigo Santoro é Marcos um executivo, casado e bem sucedido, que mora na Itália e é obrigado a voltar ao seu país de origem, por questões familiares. 

Ao longo do filme seu figurino retrata a sua disponibilidade e acessibilidade. Seu personagem vai se despindo da função “homem de negócios” e se sentindo mais a vontade com os problemas familiares.

Débora Falabella encarna o personagem mais difícil de sua carreira, brilhantemente!  A atriz atua com o olhar mais do que tudo. É nele onde percebemos a raiz do ser humano. Uma menina ingênua com problemas mentais atravessando uma das principais questões do ser humano: a aceitação.

Enquanto Marcos surpreende aceitando a nova irmã na família, Thiago justamente tem a reação contrária a de seu irmão. Parece um roteiro simples (tem a moçinha, o protagonista, o antagonista…), mas o filme aborda um assunto bem comum, ser aceito, indiferente a sentimentos alheios, preconceitos e histórias de vida.

A cena final resume bem a relação dos irmãos, cabe a nós então definir o destino de cada um em nosso imaginário. Marcos voltou para a Itália? Thiago aceitou a nova irmã? E Manuela, aonde foi morar?

Curiosidades:
O diretor achava que Rodrigo Santoro falava italiano por conta de sua origem familiar, mas o ator não falava. Santoro teve que aprender a língua para o filme.
O filme foi rodado em Roma, São Paulo e Paulínia.
O longa foi o ganhador de 5 candangos no Festival de Brasília: "Melhor Longa Metragem pelo Júri Popular", "Melhor Direção" e "Melhor Ator" para Rodrigo Santoro, Melhor Trilha Sonora (Patrick de Jongh), Melhor Montagem (Paulo Sacramento) e ainda foi vencedor do prêmio Vagalume, conferido por integrantes do projeto Cinema para Cegos.

Dos mesmos criadores de “Juno”, vem aí uma comédia com Charlize Theron chamada “Young Adult”

Sabe aquelas comédias muito legais e nada bobocas, assim como “Juno”? Os roteiristas do filme com a Ellen Page, Diablo Cody e Jason Reitman, agora participam do novo “Young Adult”, com a ganhadora do Oscar: Charlize Theron como protagonista!

No longa, Charlize é uma escritora em crise de livros para adolescentes. Para recuperar a identidade, ela volta ao passado para reencontrar conhecidos e realizar seus sonhos frustrados.

Young Adult” ainda traz Patrick Wilson no elenco. O filme estreia dia 16 de dezembro nos EUA e 3 e fevereiro no Brasil. Só de ter os mesmos roteiristas de “Juno” já vale a ida ao cinema!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Michelle Williams encarna Marilyn Monroe

O longa “My Week With Marilyn”, em que Michelle Williams encarna a grande diva do cinema norte-americano se baseia nas memórias de Colin Clark, um assistente da vida real de Marilyn que trabalhou no filme dela, “O Príncipe e a Corista”.

My Week With Marilyn” irá contar o período da vida da atriz em que ela passou em Londres, por volta de 1957.

A direção fica por conta de Simon Curtis e ainda tem no elenco Judi Dench, Dominic Cooper e Emma Watson.

“My Week With Marilyn”, que não tem previsão de estreia no Brasil, chega aos cinemas dos EUA em 4 de novembro.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Rodrigo Santoro em filme com Schwarzenegger.

O Hollywood Reporter  confirmou que o ator brasileiro foi confirmado no elenco junto com Jaimie Alexander, a Lady Sif de Thor,  que será o interesse amoroso do personagem de Santoro.

Além de Schwarzenegger, Santoro e Zach Gilford (Friday Night Lights), o filme contará também com Peter Stormare (Fargo), em papel ainda não revelado. Já o personagem de Santoro, o policial Frank Martinez, é descrito como um fanfarrão.

Na trama, Frank Martinez e o personagem de Gilford serão dois dos policiais novatos que trabalham com um solitário xerife de fronteira (Schwarzenegger) com a missão de impedir que um traficante de drogas em um super-carro, a 300 km/h, escape dos EUA pela fronteira mexicana.

As filmagens já começaram em Albuquerque, no Novo México. O roteiro foi escrito por Andrew Knauer e Jeffrey Nachmanoff, depois revisado por George Nolfi. A direção é do sul-coreano Kim Jee-woon.

The Last Stand tem estreia prevista para 18 de janeiro de 2013.

sábado, 1 de outubro de 2011



O tão falado jeitinho brasileiro, em todas suas variantes, é o tema dessa comédia de Alain Fresnot. Investindo em linguagem e estética populares, o filme aborda as Marias-Microfone, mulambeiros, malandragem e "Glória a D-us". Humor envolvendo críticas sociais bem atuais. Bom elenco, mas ainda assim, não convence.

Sim, é um ótimo retrato da cena atual, mas falta algo na essência desse filme. O roteiro é bom, a direção de Arte também, mas a direção não me convenceu. Não é um filme divertido, é um filme real, de uma realidade bem próxima e triste.

O filme foi vencedor de cinco prêmios no Cine PE 2011, incluindo melhor ator para Caco Ciocler, melhor atriz para Marisol Ribeiro e melhor ator coadjuvante para Robson Nunes.