truque de mestre

X MEN

X MEN

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

'CHEGA DE SAUDADE'


Da mesma diretora do ‘Bicho de 7 cabeças’ (2001), é o segundo filme de Laís Bodansky, com roteiro de Luiz Bolgnesi. Produzido pela Gullani Filmes e Buriti Filmes, conta com parcerias e co-produções de grandes empresas internacionais.

Rodado todo fora de estúdio, num salão de dança em São Paulo, em clima de muita musica e dança, conta histórias de solidão, novos e velhos amores, ciúmes, desejo e traição, que se iniciam em plena luz do dia.

Aberto ao improviso dos atores conta com um elenco de grandes nomes da TV e do cinema e com a participação especial da cantora Elza Soares. Embalado por uma trilha sonora escolhida a dedo, conta com a Fotografia e câmera de Walter Carvalho. Com a linguagem criativa, Walter faz o espectador se sentir parte do filme, como se estivesse dançando com a câmera.

Premiado no 40° Festival de Brasília como melhor filme no Júri Popular, e por melhor direção e melhor Roteiro. ‘Chega de Saudade’ contagia o espectador de forma que nem sentimos o tempo passar, são 92 minutos de filme que passam num piscar de olhos. Um filme de muitas cores, contrastes e belas seqüências de dança, sutil e intenso ao mesmo tempo. Um filme linear, poético e contagiante.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

'BATMAN - CAVALEIRO DAS TREVAS'



Como todo Blockbuster é um filme cheio de efeitos especiais, com um elenco de primeira linha e um roteiro condizente com a realidade em que vivemos. 'Batman - Cavaleiro das Trevas' seria um herói no corpo de um vilão ou um vilão no corpo de um herói?

Para começar não se trata de um filme do Batman mas sim do Coringa, encarnado incrivelmente por Heath Ledger numa surpreendente atuação digna de homenagem e prêmio. Coringa mostra todas as facetas de um ser humano alucinado pela realização de um desejo: o rosto de Batman.

Sinceramente, não vejo o Coringa como o vilão do filme. Vejo um ser humano capaz de todos os esforços para realizar o seu desejo, tá certo que o personagem não é um exemplo de pessoa, de fato é um insano que tem loucamente um desejo, mas que tem o controle da situação, esse é o Coringa.Neste ponto cabe colocar como cada ser humano é capaz de realizar o que realmente deseja e acredita.

Coringa consegue transformar as pessoas, é como se fosse aquele clique que te mostra o outro lado da história, seja ela qual for e de quem for. Coringa ajudou a criar o personagem “2 caras” , vivido por Aaron Eckhart, em busca do seu desejo. Harvey Dent é um homem bom que tinha esperança de uma Gotham melhor. Mas numa virada brilhante, Coringa o transforma em “2 caras”, o bem e o mal em uma pessoa só, poderia ser ele um novo Coringa? Definitivamente não, a diferença entre eles está no controle da situação, “2 caras” não tem, pelo contrário, ele faz parte do jogo.

Batman - O cavaleiro das Trevas revela a existência de um ser humano livre mas ao mesmo tempo preso dentro de si mesmo, e deixa a mensagem de que cabe a nós decidirmos o que realmente buscamos, acreditarmos e queremos.

Deixo claro, que não é um texto de auto-ajuda, mas sim para olharmos a nossa volta e lutarmos por um desejo comum a todos, de um mundo melhor, como falei no inicio 'Batman - Cavaleiro das Trevas' é condizente com a realidade em que vivemos, portanto devemos agir em busca da nossa existência.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

“Ao entardecer”


Dirigido por Lajos Koltai, baseado em livro de Susan Minot ‘Ao entardecer’ é um filme de puro humanismo que conta com um bom elenco e um delicado ponto de partida.

É um drama que explora o passado romântico e o presente emocional de Ann Grant à beira de sua morte. Por meio de suas lembranças, Ann transporta as filhas para década de 50, contando um segredo de sua vida jamais revelado quando jovem.

Com uma passagem pequena no filme, a personagem de Meryl Streep entra em cena ao visitar Ann, sua amiga doente. Apesar da pequena passagem é ela quem esclarece o final desse mistério, e mostra que a amizade entre as duas amigas nunca deixou de existir apenas ficou adormecida, e que jamais morrerá. Antes de ir embora, ela consola uma das filhas de Ann, e consegue transformá-la com todo seu conhecimento e experiência de vida. É um encontro de almas e culturas diferentes capaz de ensinar e emocionar o telespectador.

Com Roteiro de Susan Minot e Michael Cunningham, produzido por Jeff Sharp e a Fotografia incrível de Gyula Pados, “Ao entardecer” é um drama que faz chorar e nos encoraja a pensar na própria vida, em nas escolhas, decisões, no que foi priorizado e, principalmente, abdicado.

O filme conta com grandes nomes no elenco como Glenn Close, Meryl Streep Toni Collete e Claire Danes. Keira Knightley foi convidada para interpretar Ann Grant, mas não pôde devido a compromissos já firmados com 2 outros filmes: Piratas do Caribe - No Fim do Mundo e Desejo e Reparação. No filme Mamie Gummer interpreta a versão mais nova de sua mãe, Meryl Streep na vida real.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bellini e a Esfinge



Ganhador do Festival BR 2001 como melhor filme, é um longa policial de baixo orçamento com roteiro de Alexandre Plosk, baseado no romance homônimo de Tony Belloto, também produtor o filme.

Dirigido por Roberto Santucci Filho é um filme intrigante sobre um caso de adultério que se transforma em uma trama com inúmeras surpresas e perseguições. Um suspense policial com um desfecho surpreendente.

Jogos de câmera e luz são impecáveis nos momentos mais tensos do filme. Com Direção de Arte de Paulo Flaksman e Figurino de Carla Plombon que se encaixam perfeitamente.


A química entre Malu Mader e Fabio Assunção é incrível.

domingo, 14 de dezembro de 2008

O INVASOR


Adaptação do livro homônimo de Marçal Aquino, ‘O invasor’ é um filme de Beto Brant que surpreende por ser um filme moralmente violento e questionador que mostra a falta de ética do ser humano em busca de Poder e Dinheiro.

Rodado quase todo em planos-sequências, com uma trilha sonora nervosa e intrigante que traduz o filme traz um elenco cheio de globais.

‘O invasor’ é  filme de estréia de Mariana Ximenes nos cinemas, a atriz surpreende no papel de uma adolescente transloucada, e do Titã Paulo Miklos, alias, sua atuação é capaz de nos surpreender a cada take.  O filme também conta com a participação do rapper Sabotage, que foi assassinado em 2003.

Considerado o melhor filme latino americano do Sundance Filme em 2002. ‘O Invasor ‘ ganhou 6 prêmios no Festival de Brasília de 2001 nas seguintes categorias: Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora, Prêmio da Crítica, Prêmio de Aquisição do MinC, Prêmio São Saurê (Melhor Momento do Festival) e Prêmio Especial do Júri para Ator Revelação (Paulo Miklos) e no Festival de Recife de 2002 nas categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor ator (Marco Ricca) e melhor atriz coadjuvante (Mariana Ximenes).

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A PELE



Baseada na biografia da fotógrafa Diane Arbus, escrita por Patricia Bosworth, conta como essa mulher além do seu tempo, se descobriu uma artista da fotografia numa época onde o preconceito era muito presente. Interpretada por Nicole Kidman, ganhadora do Oscar por 'As horas', o filme onta de forma suave, amizade dela com o novo vizinho que acabou se tornando um amor proibido e estimulando Diane a trilhar seu novo caminho nas artes fotográficas.

Diane Arbus fotografou essencialmente pessoas à margem da sociedade e pessoas comuns em poses e expressões enigmáticas, tinha como objetivo separar o essencial do acessório. Ganhou duas bolsas Guggenheim (1962 e 1966) que permitiram desenvolver melhor um trabalho de autor, mostrado pela primeira vez num museu em 1967 (colectiva New Documents Museum of Modern Art). Em Julho de 1971, suicidou-se. Arbus tornou-se a primeira fotógrafa americana a ser escolhida para a Bienal de Veneza.


Ambientado na década de 50, conta com uma trilha sonora instrumental envolvente. Um filme cheio de detalhes e closes, com jogos de luz intensos e delicados ao mesmo tempo, capazes de transmitir e falar com o telespectador. Brilhante atuação de Nicole Kidman no papel da protagonista. Robert Downey Jr. está irreconhecível no papel do vizinho com uma doença rara e incurável. Dirigido por Steven Shainberg que faz um retrato pouco convencional de uma artista nada convencional.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A MUMIA – TUMBA DO IMPERADOR DRAGÃO


Terceiro filme que completa a trilogia Blockbuster ‘A MÚMIA’, dirigido por Rob Cohen, é um típico filme hollywoodiano cheio de efeitos tridimensionais e especiais que se contrapõem ao cenário da China antiga, com a moderna Xangai e as famosas lendas mundiais entre elas o Caminho para Xangri Lá e yeti, mais conhecido como o Abominável homem das neves.

Maria Bello encarna bem o papel de Evelyn, mas mesmo assim, o talento e o charme de Rachel Weiss fazem falta no papel da heroína do filme.

Uma crítica contra a ditadura que mostra a luta pela direito de liberdade daqueles que foram escravizados pelo Imperador Dragão, interpretado por Jet Li. Mas o astro internacional não estava disponível, Cohen então sugeriu a criação de um guerreiro de terracota que andasse e falasse como o ator por questões de incompatibilidade de agendas com o ator.

O jogo de câmera na luta final entre o Imperador e Rick é sensacional. Fotografia incrível do deserto de Tian Mo e dos picos do Himalaia. John Hannah se supera no papel do estabanado Jonathan.

domingo, 7 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL




Uma co-produção de A Mondo Cane Filmes e TeleImage. Com roteiro de Selton Mello e Marcelo Vindicatto, produzido por Vania Catani, com Fotografia de Lula Carvalho e Direção de Arte de Renata Pinheiro.

1º longa-metragem dirigido por Selton Mello, filmado em junho e julho de 2007, nas cidades do Rio de Janeiro e de Ipatinga. Com Leonardo Medeiros (‘Não por acaso’ - 2007), Darlene Glória (Anjos do Sol - 2006), Graziella Moretto (O Signo da Cidade – 2007 e Cidade de Deus – 2002) Paulo Guarnieri (Eu sei o que vocês fizeram na primavera passada – 2005) , Daniel Torres (Meu Nome Não É Johnny – 2007) Nathalia Dill (Malhação). Com participações especiais de Lúcio Mauro (Cleópatra – 2006 e Redentor – 2004) e Emiliano Queiroz (Mulheres do Brasil - 2006 e Casa de Areia – 2005).

‘Feliz Natal’ mostra o drama do reencontro de uma família complicada e cheia de problemas. O filme conta a história de um homem, vivido por Leonardo Medeiros, que decide volta à capital com a proximidade do Natal. Ao chegar se depara com uma situação familiar decadente. O irmão com casamento em crise, seu pai vivendo com outra mulher e sua mãe vivendo à base de coquetéis alcoólicos. Sua presença apenas acentua os problemas familiares quando na verdade ele está, apenas, em busca de sua identidade. Um filme triste e comovente que mostra um lado obscuro da vida.

Uma montagem impecável, Com uma trilha sonora enlouquecedora de Plínio Profeta. Com passagens de tempo muito bem feitas, e jogo de luz e câmera que traduzem o filme. Um filme arrebatador e indescritível com atuação brilhante de Darlene Gloria.

Foi premiado no Festival de Paulínia com 3 prêmios nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Darlene Glória e Graziella Moretto) e Menção Especial (Fabrício Reis), no Festival do Paraná onde ganhou 5 prêmios, nas categorias de Melhor Filme - Júri Popular, Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz Coadjuvante (Darlene Glória), Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. E no FestCine Goiânia ganhou 9 prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Darlene Glória), Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Edição.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A MULHER DO MEU MELHOR AMIGO


Um filme de Claudio Torres, com produção de Pedro Buarque de Hollanda e Breno Silveira. É uma adaptação da peça Largando o escritório de Domingos de Oliveira, um desejo antigo do produtor Pedro Buarque de Hollanda de levar às telas. A mulher do meu amigo é o segundo longa-metragem dirigido por Claudio Torres, o primeiro foi Redentor, selecionado no Festival de Berlim de 2005.

O filme conta a história do bem-sucedido homem de negócios em crise existencial, casado com a filha do patrão e sucessor de uma grande empresa. Durante um final de semana numa casa de campo, com sua esposa e um casal de amigos, Thales resolve parar de trabalhar. A resolução, aparentemente pessoal e intransferível, acaba afetando a vida de todos que o cercam e desencadeando uma série de confusões, dentre elas, sexuais. Um filme divertidíssimo com a participação especial de Antonio Fagundes como um empresário poderoso.

O filme foi parcialmente financiado em recursos obtidos através da lei de incentivo à Cultura dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e pela Lei do Audiovisual (art. 1° e 3°).

O filme conta com um elenco de globais, Marcos Palmeira (ganhador de 2 KIKITOS de ouro no Festival de Gramado por Barrela - Escola de Crimes – 1990 e por Dedé Mamata - 1988 e ganhador do Troféu Candango de melhor ator, no Festival de Brasília, por Anahy de las Misiones - 1997) , Mariana Ximenes (Ganhadora do premio de Melhor Atriz Coadjuvante no Grande Prêmio Cinema Brasil pelo filme O Invasor em 2003 e ganhadora do Passista Trophy como Melhor Atriz Coadjuvante pelo mesmo filme em 2002), Otavio Muller e Maria Luiza Mendonça (indicada ao Grande Prêmio Cinema Brasil por Carandiru -2003 e Coração Iluminado - 1996 e ganhadora do troféu Calunga no CINE PE - Festival do Audiovisual pelo filme Nossa vida não cabe num Opala.