truque de mestre

X MEN

X MEN

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A PELE



Baseada na biografia da fotógrafa Diane Arbus, escrita por Patricia Bosworth, conta como essa mulher além do seu tempo, se descobriu uma artista da fotografia numa época onde o preconceito era muito presente. Interpretada por Nicole Kidman, ganhadora do Oscar por 'As horas', o filme onta de forma suave, amizade dela com o novo vizinho que acabou se tornando um amor proibido e estimulando Diane a trilhar seu novo caminho nas artes fotográficas.

Diane Arbus fotografou essencialmente pessoas à margem da sociedade e pessoas comuns em poses e expressões enigmáticas, tinha como objetivo separar o essencial do acessório. Ganhou duas bolsas Guggenheim (1962 e 1966) que permitiram desenvolver melhor um trabalho de autor, mostrado pela primeira vez num museu em 1967 (colectiva New Documents Museum of Modern Art). Em Julho de 1971, suicidou-se. Arbus tornou-se a primeira fotógrafa americana a ser escolhida para a Bienal de Veneza.


Ambientado na década de 50, conta com uma trilha sonora instrumental envolvente. Um filme cheio de detalhes e closes, com jogos de luz intensos e delicados ao mesmo tempo, capazes de transmitir e falar com o telespectador. Brilhante atuação de Nicole Kidman no papel da protagonista. Robert Downey Jr. está irreconhecível no papel do vizinho com uma doença rara e incurável. Dirigido por Steven Shainberg que faz um retrato pouco convencional de uma artista nada convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário