truque de mestre

X MEN

X MEN

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Começou na última quinta feira, dia 27, a edição de 2012 do Festival do Rio. Este ano são 400 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 30 locais, distribuídos entre cinemas, arenas e praças da cidade.

A festa começa com a exibição do esperado “Gonzaga – De Pai para Filho, de Breno Silveira, em noite de Gala para convidados, no Odeon Petrobras.

O Festival do Rio, patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da RioFilme, será sediado no O Armazém 6 do Cais do Porto, abrigando o RioMarket, o Cine Encontro e as sessões populares da Première Brasil.

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.

Durante 15 dias, de 27 de setembro a 11 de outubro, o público vai poder conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

São 400 filmes, divididos por mais de 20 mostras. No RioMarket, workshops, palestras, oficinas e seminários abordam diversos temas. O roteirista Frank Spotnitz, um dos roteiristas da série “Arquivo X” Frank Spotnitz, a figurinista Audrey Fisher, da série “True Blood”, Chris Newman e To Fleischman entre outros estarão presentes. Algumas oficinas terão entrada franca.

No Cine Encontro, o público tem a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro têm entrada gratuita.

As mais recentes produções do cinema do Reino Unido poderão ser apreciadas no Foco Reino Unido UK-Brasil; por conta do ano de Portugal no Brasil, o país também ganha destaque especial; haverá ainda uma nova mostra dedicada ao surf, com clássicos e inéditos sobre o esporte.

Além das mostras já conhecidas, Panorama, Expectativa 2012Première Brasil, Première LatinaMidnight, Midnight Terror e Midnight Música, GayFronteirasDox, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente, o Festival presta homenagem a quatro grandes diretores: Alberto Cavalcanti, considerado como o mais internacional dos diretores brasileiros e pouco exibido por aqui, realiza uma retrospectiva do cultuado John Carpenter, o ‘deus vivo dos filmes de terror’Manoel de Oliveira, com exibição de 7 curtas do incansável mestree João Pedro Rodrigues, com exibição de nove filmes de sua instigante obra.