truque de mestre

X MEN

X MEN

domingo, 30 de setembro de 2012



 Filme de estreia da diretora Huang Ji, possui um titulo que não é nenhum um pouco comum, e até para alguns pode até soar estranho, mas diz muito sobre o filme.

“Ovo e pedra” conta a historia da adolescente Honggui, uma menina de 14 anos, que mora com os tios na Zona Rural.

Aparentemente a espera de sua menstruação, os dias, as semanas vão passando lentamente, enquanto a relação entre a sobrinha com os tios se desenvolve no mesmo ritmo (um ritmo bem diferente dos filmes que estamos acostumados a ver).

Durante o filme percebemos que Honggui foi abandonada pelos seus pais e adotada por uma tia estéril e que possui um desejo enorme de ser mãe.

O sangue é um objeto muito representativo no filme. Por mais que não identifiquemos o que motiva o filme durante boa parte do tempo, a relação de Honggui com seu corpo é colocada na tela de forma muito íntima e agressiva ao mesmo tempo.

É exatamente nesse ponto que a relação entre o ovo e a pedra pode ser considerada tão simbólica entre os personagens centrais (a jovem Honggui e seu amigo Ajiu). Não se sabe qual o nível de relacionamento entre eles, mas se vê uma troca enorme entre eles. Seja no olhar, nos gestos, no toque, vemos que existe uma relação ali.

O filme e foi premiado no Festival de Roterdã 2012.