truque de mestre

X MEN

X MEN

quarta-feira, 18 de março de 2015

O DUELO POR ALÊ SHCOLNIK


A adaptação do romance “Os Velhos Marinheiros”de Jorge Amado “O Duelo  é uma co-produção Brasil/Portugal com direção de Marcos Jorge, (mesmo diretor de “Estômago”) conta a história de Vasco Moscoso de Aragão, um comandante aposentado que resolve morar na  pacata vila de Periperi, cidadezinha balneária situada nas proximidades de uma grande cidade portuária.

Rapidamente o charmoso navegante conquista a simpatia e a admiração dos moradores com suas histórias, o que não demora a suscitar o despeito de alguns invejosos, em especial de Chico Pacheco. Decidido a desmascarar o comandante, Pacheco empreende uma exaustiva investigação na capital e volta com uma nova história de vida sobre Vasco. Agora, a pacata cidadezinha se divide e instaura-se a discórdia onde antes imperava a tranquilidade.

“O Duelo”  não tem carga dramática nos seus personagens, além de os atores não estarem a vontade em cena, os diálogos são ensaiados demais, falta naturalidade em tudo. A edição  segue o modelo de minissérie (tem pausas para os comerciais), o que é péssimo para linguagem cinematográfica do filme, (se é que ela existe), o filme não tem identidade alguma, a única coisa que se salva é o belíssimo figurino.