truque de mestre

X MEN

X MEN

domingo, 11 de outubro de 2015

JANIS: LITTLE GIRL BLUE POR ALÊ SHCOLNIK - FESTIVAL DO RIO 2015

Janis Joplin foi um dos ícones mais influentes do rock de todos os tempos, mas sua marca na cultura mundial vai muito além. Ela inspirou uma geração e abriu portas para roqueiras do mundo inteiro que surgiram depois.

Neste documentário, vida profissional e pessoal se entrelaçam, seguindo bem pela linearidade do roteiro junto com a boa direção de  Amy Berg. Além disso, a sonorização é muito boa e a trilha sonora complementa perfeitamente!

Com depoimentos dos irmãos, amigos e namorados, “Janis: Little blue girl” te transporta de maneira leve para a história da Rainha e mãe do Blues.

Acima dos turbulentos casos amorosos e vícios, estava seu profundo comprometimento com sua música, até sua morte repentina aos vinte e sete anos. Em “Janis: Little blue girl” a própria Janis narra sua história através de cartas que escreveu para a família, amigos e amores. E a cantora Chan Marshall/Cat Power empresta sua voz para a leitura dessas cartas.

A pequena menina do interior do Texas foi expulsa do coral em que cantava por não saber seguir direções. desde cedo, Janis já apresentava sua rebeldia ao mundo, o que, na visão dos pais, era vista como uma calamidade na família. Seu irmão dizia, que ela fazia questão de ser diferente.

Janis sofreu bullying na escola, o que a deixou marcada pelo resto da vida. Por conta disso, saiu de casa algumas vezes tentando fazer a vida se alinhar com seus valores. Inquieta por si só , ela tentou durante muito tempo achar um padrão para sua vida dentro daquilo que acreditava.

A recíproca entre artista e público era o que a movia. Janis iniciou a carreira, realmente, no Monterrey POP Festival, onde foi aclamada pelo público, a partir dali, que ela começou a colher frutos.

As drogas entraram em sua vida ao vinte e cinco anos por diversão, era apenas um ritual após os shows. Em pouco tempo, começou a abusar das drogas e do álcool, ela tentou parar algumas vezes sem sucesso. Antes de morrer, Janis estava à quatro meses sem usar, mas apenas por um desejo, quis sentir aquela sensação novamente, e assim sua vida foi levada aos vinte e sete anos, em 4 de outubro de 1970.

Seu último álbum “Pearl” foi lançado, apenas três meses depois de sua morte.

Seria esse o preço que se paga para se fazer Arte?

“Janis: Little blue girl” foi selecionado nos Festivais de Veneza e Toronto 2015. Em exibição na Mostra Midnight Docs  no Festival do Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário