truque de mestre

X MEN

X MEN

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PONTE DE ESPIÕES POR ALÊ SHCOLNIK


Baseado em fatos reais, que originou o livro “Uma ponte entre espiões” de James Donovan conta a história do mesmo, um advogado do Brooklyn, que durante a Guerra Fria, é contratado para defender um espião soviético no início da Guerra Fria entre EUA e União Soviética.

“Ponte de Espiões”  é o relato do maior caso de espionagem de uma geração. Na manhã de 10 de Fevereiro de 1962, James B. Donovan começou a percorrer a ponte Glienicke, que na época ligava Berlim Oriental à Ocidental. Com ele, caminhava Rudolf Ivanovich Abel, durante anos chefe da espionagem soviética nos Estados Unidos. Do outro lado estava Francis Gary Powers, o piloto americano do U-2 abatido pelos soviéticos. Duas pessoas que não se conheciam, representantes de mundos opostos.

Durante toda a projeção, vemos como Donovan conta como negociou a troca e defendeu Abel em todos os estágios de seu julgamento. Abel foi o mais talentoso, misterioso e eficiente espião de sua época. Seu julgamento, que começou em um tribunal distrital do Brooklyn e terminou na Suprema Corte dos Estados Unidos, revelou os métodos e os êxitos da espionagem soviética.

O longa conta com uma trama envolvente e fascinante, mas a narrativa e seu ritmo, o torna cansativo, como em “Lincoln”, último filme do diretor.

“Ponte de Espiões” é dirigido por Steven Spielberg e conta com o roteiro dos Irmãos Coen e Matt Charman  ("Inside Llewyn Davis" e "Bravura Indômita"),  o filme captura a essência de um homem que arriscou tudo nessa jornada, vivido por Tom Hanks ( em ótima atuação!).

Alias, Hanks e Spielberg são colaboradores de longa data. O diretor produziu dois dos primeiros filmes estrelados pelo ator, "Um dia a casa cai"  e "Joe contra o vulcão". Anos mais tarde, Tom Hanks estrelou pela primeira vez em um filme do diretor em 1998, em "O Resgate do Soldado Ryan". Depois disso, os dois trabalharam juntos em "Prenda-me se for capaz"  e em "O terminal". Ambos ainda produziram séries e documentários.

Bom filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário