truque de mestre

X MEN

X MEN

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Especial Dia da Fotografia, 19 de Agosto


Você consegue imaginar uma vida sem fotografia? E sem televisão e cinema? O que seria da sua vida sem o registro desses meios?

Você sabia que a fotografia é primordial e essencial para a existência deles? É ela que nos leva a visualizar as imagens na tela, através da entrada de luz. A marca de diretores de fotografia é vista através da iluminação, assim criando suas peculiaridades.

Capaz de marcar passagens importantes nos roteiros, muitas vezes como um artifício narrativo pela sua amplitude como memória, a fotografia ganha a dimensão da tela e ocupa a totalidade do campo visual, tornando a narrativa uma sequência de imagens fotográficas, que podem ir e vir, como o diretor preferir.

Abaixo você encontrará alguns filmes que foram marcados pela Direção de Fotografia nos últimos anos:
1.       “Casablanca” – Diretor de Fotografia: Arthur Edeson
Pioneiro na categoria, durante quatro décadas fez muitos filmes que agora são considerados clássicos do cinema.

2.       “Cidadão Kane” – Diretor de Fotografia: Greg Toland que se tornou rapidamente o diretor de fotografia mais bem pago no mercado.

3.      Trilogia “O Poderoso Chefão” – Diretor de Fotografia: Gordon Willis que fez um trabalho primoroso na industria cinematográfica, tanto que ficou conhecido como o Príncipe da Escuridão por trabalhar bem com sombras.

4.       “Beleza Roubada” - Dirigido por Bernardo Bertolluci ( “O último tango em Paris” e  “O último imperador”) conta com Darius Khondji como Diretor de Fotografia, também conhecido por “Seven: Os Sete Crimes Capitais” e  “Meia-Noite em Paris”.

5.       “Tudo sobre minha mãe” – Dirigido por Pedro Almodovar conta com Affonso Beato como Diretor de Fotografia também conhecido pelo filme “A Rainha” estrelado por Helen Mirren.

6.       “O Menino do Pijama Listrado” -  Diretor de Fotografia: Benoît Delhomme, também conhecido pelo filme “Os Infratores”.

7.       “A invenção de Hugo Cabret” - Obra de Martin Scorsese que homanegeia Georges Méliès, tem Robert Richardson como diretor de fotografia, também conhecido por seu trabalho em Bastardos Inglórios , Django Livre e  Kill Bill: Volume 1, todos obras de Tarantino.

8.       “A grande beleza” –  Dirigido por Paulo Sorretino, traz novamente o diretor de fotografia Luca Bigazzi com quem trabalhou em “Aqui é o meu lugar” estrelado por Sean Penn.

9.       Terrence Malick –Sim, eu citei o diretor, e não uma obra dele, por que todos os seus filmes tem a sua marca na Fotografia, seria injusto escolher um. “A árvore da vida” e “Amor Pleno” foram suas últimas obras em cartaz.

10.   Walter Carvalho
Da mesma forma que fiz com Terrence Malick, fiz o com brasileiro Walter Carvalho, diretor de fotografia muito cultuado no exterior, inclusive. Conhecido por seus inúmeros trabalhos entre eles: “Heleno”, Carandiru”, Abril Despedaçado”, “Central do Brasil” ( indicado ao Oscar na categoria Melhor Atriz) e o mais recente, o remake de “O Rebu” na televisão , entre tantos outros.

11.   “O Grande Mestre” – Diretor de Fotografia: Philippe Le Sourd também conhecido pelo seu trabalho em  “Sete Vidas” com Will Smith e  “Um Bom Ano” estrelado por Russel Crowe.

12.   “12 anos de escravidão” – O vencedor de três estatuetas do Oscar deste ano (2014) conta com a direção fotográfica de Sean Bobbit também conhecido por seu trabalho em  “O lugar onde tudo termina” estrelado por Ryan Gosling.

13.   Falando em Gosling, não posso esquecer de “Drive” que tem Newton Thomas Sigel como diretor de Fotografia, também conhecido pelo seu trabalho em “Os Suspeitos” de 1995.

Resumindo, o papel do diretor de fotografia é de fundamental em uma produção, já que ele é o responsável direto pela captação e projeção das imagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário