truque de mestre

X MEN

X MEN

sábado, 24 de janeiro de 2015

GRANDES OLHOS POR ALÊ SHCOLNIK

Baseado em fatos reais “Grandes Olhos” apresenta a história da pintora Margaret Keane (uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores). Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

A sobriedade e a realidade da história leva o diretor a justamente seguir o caminho oposto na estética de seus filmes, enquanto a maioria de suas obras abordam assuntos como amor (“Edward – mãos de tesoura”, “A noiva cadáver”, “Sombras da noite”) Idolatria (“Vincent”, “Ed Wood” , “Frankenwennie”) infância (As grandes aventuras de  Pee-Wee) e relações familiares (“Os fantasmas se divertem”, “Edward – mãos de tesoura”, “Peixe grande e suas histórias”), “Grandes Olhos” também segue a estética de Tim Burton, só que em tons suaves.

A diferença crucial entre e o filme e suas (outras) obras é que todas elas vivem na base da fantasia (segmento fantástico que vive no olhar do diretor), enquanto em “Grandes Olhos” é completamente baseado em uma história real.

A gênese de “Grandes Olhos” constrói uma história real em 105 minutos, com naturalidade e simplicidade. 

Desde a bela fotografia, que retrata bem a atmosfera dos anos 60, Tim Burton contrapõe muito bem o tom sombrio da história com cores suaves, mas não foge a sua estética, junto com uma certa superficialidade, como é retratada a relação do casal (provavelmente um toque do diretor para suavizar a violência praticada por Walter Keane).

Presa na mentira que ela mesma ajudou a criar, os olhos dos quadros de Keane  são a janela da alma de Margaret, demonstrando tamanha insegurança e o medo que tomam conta de si.

Amy Adams está muito bem no papel, enquanto Christoph Waltz está muito caricato (apenas mais um toque de Tim Burton), a estética inicial do filme nos remete à “Edward –mãos de tesoura” (a rua onde Margaret mora com a filha).

Dirigido e produzido por Tim Burton, o filme agrada todas as idades! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário