O ano está
acabando e como é de praxe, o blog listou os melhores e piores filmes de 2014 (
na minha humilde opinião). Na seleção abaixo você encontrará apenas os filmes que entraram em
cartaz durante o ano. Feliz Ano Novo!
1.Ela
O filme, ao mesmo tempo que é
triste, também é doce, encantador, poético e um grande alerta sobre as relações
humanas! A forma que o diretor Spike Jonze levou a história para as telas,
demonstra tamanha sensibilidade no olhar, que nos leva a nos emocionar várias
vezes, durante toda a projeção.
2.Relatos Selvagens
O candidato favorito ao Oscar 2015 na categoria filme estrangeiro é uma comédia tragicômica excepcional! São seis histórias separadas com relatos selvagens
do ser humano. Tudo muito digno de realidade, inclusive.
3.Grande Hotel Bupapeste
Wes Anderson nos presenteou
com essa belíssima obra cheia de suas peculiaridades
4.O Homem Duplicado
Baseado na obra de Saramago, “ O Homem Duplicado”
brinca com o surrealismo e nos insere de maneira sombria dentro de uma trama no mínimo
instigante brilhantemente estrelado por Jake
Gyllenhaal.
5.O Abutre
Uma
obra-prima pulsante muito bem conduzida por Dan Gilroy e Jake Gyllenhaal.
6.O Lobo atrás da
porta
Um dos melhores filmes nacionais do ano é cheio
de diálogos provocativos. O filme é um drama psicológico envolvente
que conta a história de Sylvia, uma dona de casa desempregada que
tem a filha sequestrada na escola. A direção e o roteiro se completam e
complementam do começo ao fim, com uma história que se desenvolve naturalmente
nas telas. Um belíssimo trabalho do cinema nacional!
7.Boyhood
Uma viagem épica e intimista pela infância do
personagem Mason que expõe as mudanças que acompanham a vida do menino, dos 6 aos
18 anos. Os primeiros amores, os conflitos em família, a mudança de escola e o
sentimento constante de desgosto e admiração são alguns dos temas retratados no
filme.
8.À queima roupa
Documentário investigativo que mostra a violência
e a corrupção da polícia do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, apresentando os
fatos mais emblemáticos deste período do ponto de vista dos familiares,
testemunhas, sobreviventes e demais envolvidos diretamente nos casos, como
advogados, promotores e juízes.
9.Vidas ao Vento
A riqueza nos detalhes e a simplicidade que só o
Miyazaki consegue fazer em seus filmes está de volta em “Vidas ao Vento”, onde
o diretor pinta com licença poética a comovente biografia de Jirô Horikoshi,
designer responsável pelas aeronaves usadas durante a Segunda Guerra
Mundial pelo Japão.
10.Interstellar
Através da trilha sonora angustiante,
instigante e tenebrosa, Nolan nos transporta completamente à "A Origem" novamente.
Por um momento você chega até a pensar em um looping atemporal (o que inclusive
existe em ambas obras), mas não, Nolan refaz “A Origem” numa obra original, por
incrível que pareça. A estética dimensional se repete, a base do roteiro
também, além do elemento surpresa, um momento essencial em ambas as obras. Se
você reparar ambos os filmes tem elementos chaves e que se igualam como o
relógio e o peão, ambos simbolizados pelo amor. Sim, o amor!
Já na categoria piores do ano
...
1.Vestida para casar
Resultado de um roteiro difícil de
engolir e de um humor limitadíssimo que subestima a inteligência do espectador,
“Vestido Pra Casar” é mais do mesmo com suas frases repetitivas e nada
engraçadas, que perdem o sentido e se tornam irritantes depois de tantas vezes
citadas pelas personagens durante toda a trama.
2.A Noite da virada / Juliu Sumiu
Na noite da virada do ano, tudo pode acontecer. Novas resoluções, novos projetos, novas paixões. Contado pela perspectiva do banheiro, “A Noite da Virada” nos leva a uma festa de Ano Novo na cidade de São Paulo onde tudo pode acontecer.
A proposta é boa, mas “A Noite da Virada” peca pela má criação dos personagens e de um roteiro fraco. Algumas piadas são até boas, mas ainda assim é um filme bem meia boca. Nem o elenco global salva o filme,muita forçação de barra por metro quadrado, uma pena!
Baseado no
livro de Beto Silva, “Julio sumiu” nos conduz ao louco universo da família
brasileira, do tráfico de drogas e dos arranjos e desarranjos que cada um dos
personagens vai tecendo para salvar a própria pele.
Com uma trama que prende
atenção do espectador, mas não conquista, “Julio sumiu” faz críticas bem humoradas à
corrupção policial e à violência no Rio de Janeiro, bem como ao comportamento
de muitos cariocas.
3.Transformers
Carros virando robôs e animais, robôs
lutam com robôs, muitas explosões e muitas perseguições, a mocinha é gata
(e sabe gritar, obviamente), o pai e o namorado dela também, muito lens flare, o mal vence o bem, enfim nada de novo, mas você FOI
ao cinema por que os brinquedos da HASBRO são demais!
Barulhento, exagerado, descerebrado,
previsível e megalomaníaco do jeito Michael Bay gosta!
4.Transcendence
O fato que realmente tem
relevância é a estreia de Wally Pfister como diretor, vencedor do Oscar pela
fotografia de “A Origem” de Cristopher Nolan (que também assina a produção
executiva de "Transcendence").
Previsível ao extremo,
cansativo e chato, “Transcendence” é o tipo de filme que só terá público de
quem gosta do gênero ficção cientifica e pelos fãs de Mr. Depp.
5.No limite do amanhã
A grande
surpresa do filme, fica à cargo de Emily Blunt, que é um espetáculo à parte, (aliás o melhor rosto feminino em
filmes de ação desde Milla Jovovich), enquanto Cruise, continua com as mesas
caras e nuances dos seus últimos filmes.
“No Limite
do Amanhã” falha por subestimar sua própria capacidade e a do espectador
também. Como o próprio filme diz (não
existe coragem sem medo), o medo em inovar fez com que faltasse coragem de
tornar o enredo do longa mais atrativo.
6.Godzilla
O filme não chega a ser um remake, muito menos uma
continuação. É apenas uma nova abordagem sobre um dos monstros mais famosos do
cinema.
Mais preocupado em contextualizar o filme, Gareth
Edward (diretor do filme) se envolve demais com a história, levando as telas
pouca ação. A sensação que fica é que o foco está no drama familiar e como as
criaturas foram criadas.
7.Homem Aranha 2
O segundo filme da nova saga do
Homem Aranha tem uma qualidade técnica competente, um bom elenco e os 20
primeiros minutos são os melhores de todo filme, muito fiel aos quadrinhos e a
série animada. O problema é um roteiro que se perde ao longo da jornada do
herói, isso sem falar na péssima opção de colocar três super vilões no mesmo
filme, Aleksei Sitservick, Duende Verde e Electro. Peter Parker, o Homem Aranha
ainda está pronto para enfrentar três super vilões ao mesmo tempo.
8.Labor Day
Baseado livro “Labor Day”
conta com a direção fraca de Jason Reitman (que também atua na produção e no
roteiro), alias, muito mal desenvolvido, o filme cai em um marasmo sem fim
9. O Melhor de Mim
Baseado no best-seller de Nicholas
Sparks, o filme tem uma estética
bela, um roteiro fraco e atuações medianas, o filme agrada a mulherada! É a
típica comédia romântica, bem açucarada (que chega a enjoar).
10. Hércules
Baseado nos
quadrinhos “Hercules: The Thracian Wars” de Steve Moore,
com um roteiro simples, atuações banais e os bons (e velhos)
Efeitos Visuais traçam na tela uma estética amarelada diante dos olhos
fotofóbicos.
Estamos
diante de uma reinvenção que despe a capa mítica, mas mantém o espírito de
guerreiro do personagem.
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