truque de mestre

X MEN

X MEN

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014


Adaptação do livro “A arte de produzir efeito sem causa” de Lourenço Mutarelli , que  fala sobre complexas relações familiares e a impossibilidade de recuperar o passado, sob um olhar inusitado e com um viés de suspense psicológico.

Dirigido por Marco Dutra,  “Quando eu era vivo””, conta a história de Júnior, que, após um divórcio, busca abrigo na casa do pai, com quem mantinha uma relação distante. Lá, nada lembra o lar em que viveu. O pai se tornou um homem estranho, rejuvenescido à base de exercícios físicos e bronzeamento artificial.

Os objetos e fotos da mãe, morta há alguns anos, foram encaixotados e trancados no quartinho dos fundos. No quarto que dividia com o irmão, Pedro, agora vive a inquilina Bruna, jovem estudante de música que veio do interior para fazer faculdade. Após encontrar objetos que remetem ao passado e à sua mãe, Júnior desenvolve uma estranha obsessão pelo passado familiar e tenta recuperar algo que aconteceu em sua infância e que, até hoje, o assombra.

A ponte da linguagem entre a literatura e o cinema leva o longa a um universo angustiante, sombrio ao mesmo tempo que revelador. Com algumas referências de filmes de como “O Iluminado”, “Vestida para Matar” e “Síndrome de Caim”, sua trilha sonora marca sua evolução.

O silêncio perturbador na relação pai e filho enriquece o filme de uma maneira sobrenatural. Com um toque macabro e de ocultismo, o processo de loucura do protagonista cresce completamente em cena. Um personagem muito bem construído e interpretado por Marat Descartes!

Não há dúvidas que  “Quando eu era vivo” é um marco no gênero cinema de terror no panorama nacional.  É o cinema nacional ganhando ousadia e novos ares, portanto deixe de lado o  preconceito por ser brasileiro e por causa da Sandy. Prestigie o cinema nacional com mais cabeça aberta!






Nenhum comentário:

Postar um comentário