truque de mestre

X MEN

X MEN

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Especial: Filmes Musicais

Quantas vezes você saiu do cinema encantado com as músicas que os atores cantavam?  O cinema musical (e o teatro também) tem essa proeza, contar histórias através das músicas. A narrativa se apoia sobre uma sequência de músicas coreografadas, utilizando a música e a coreografia como forma de narrativa, predominante ou exclusivamente.

Abaixo você ira encontrar filmes do gênero que marcaram em muitos aspectos, seja na sua vida ou na história mundial.

1. Cantando na Chuva

Em 1927, Hollywood, está um verdadeiro rebuliço, com a transição do cinema mudo para o falado.Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

O roteiro do filme foi escrito apenas após a escolha das canções que fariam parte do filme.

Algumas das roupas utilizadas no filme foram utilizadas posteriormente em outro filme, "Deep In My Heart", de 1954.

2. A Noviça Rebelde
No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp, um viúvo com sete filhos.

Baseado no musical da Broadway, cuja história é baseada na vida da família de cantores Von Trapp da Áustria. As canções são da autoria de Richard Rodgers e as letras de Oscar Hammerstein II, com passagens instrumentais adaptadas por Irwin Kostal, com roteiro de Ernest Lehman.

3.  Grease – Nos tempos da Brilhantina
Na Califórnia na década de 50, Danny e Sandy, um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

O filme que arrecadou mais de US$ 360 milhões nas bilheterias de todo o planeta, estrelado por John Travolta e Olivia Newton John teve uma continuação sem o par romântico do primeiro filme e protagonizado por Michelle Pfeiffer e Maxwell Caulfield.

4. Nine
Guido Contini é um famoso diretor de cinema às voltas com a crise da meia idade, repleto de problemas pessoais e com déficit criativo. Homem de muitas mulheres, seu maior desafio é buscar o equilíbrio entra a esposa, sua amante , sua atriz/musa no cinema , sua figurinista e confidente , uma jornalista de moda, uma prostituta e sua própria mãe.

Você pode escolher ver a obra original Oito e Meio de Fellini (que inclusive ganhou o Oscar de Melhor filme Estrangeiro) ou o remake de 2010 dirigido por Rob Marshal.

5. Os Miseráveis
O livro "Les Misérables", de Victor Hugo, teve várias adaptações para o cinema. O primeiro filme foi feito em 1935 por Richard Boleslawski, em 1978 por Glen Jordan, 1998 por Bille August e a última versão em 2012 dirigida por Tom Hooper.

A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert.

6  Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Em 1973 o autor Christopher Bond criou a peça "Sweeney Todd", sendo o primeiro a dar ao personagem um motivo para seus atos além da ganância pura. A peça de Bond foi adaptada para um musical da Broadway em 1979, por Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.

Benjamin Barker passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy  e sua filha.

Essa é a oitava adaptação para o cinema da história de Sweeney Todd e o sexto encontro de Tim Burton e Johnny Depp.

7.Chicago
Velma Kelly é uma famosa dançarina que é também a principal atração da boate onde trabalha. Após matar seu marido, Velma entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn, um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação. Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz. Enquanto isso a aspirante a cantora Roxie Hart sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais. Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico.

O filme que teve um versão montada na Inglaterra, na década de 90,  é baseado na versão original de "Chicago" na Broadway, de 1975.

8.Moulin Rouge - Amor em Vermelho 
Christian  é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec, que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine, a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

Primeiro musical em 23 anos a ser indicado para o Oscar de melhor filme. A última indicação nesta categoria foi em 1979, com "O Show Deve Continuar". Moulin rouge ganhou o Oscar de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.

9 Dreamgirls
Lançado na Broadway em 1981, dirigido por Michael Bennett, a quem o filme é dedicado, o filme conta a história de Curtis Taylor Jr. (Jamie Foxx) é um vendedor de carros, que sonha em deixar seu nome marcado no mundo da música. Ele deseja abrir sua própria gravadora, mas ainda não tem o formato e o produto certo para vender ao público. Curtis encontra o que procura ao conhecer o grupo The Dreamettes, formado pelas cantoras Deena Jones (Beyoncé Knowles), Lorrell Robinson (Anika Noni Rose) e Effie White (Jennifer Hudson). Elas se apresentam em um show de talentos local, usando perucas baratas e vestidos feitos em casa. Suas vidas mudam quando Curtis, já seu agente, consegue que elas façam o backup do show de James "Thunder" Early (Eddie Murphy), o pioneiro de um novo som em Detroit. Posteriormente o grupo alça vôo solo, mudando de nome para The Dreams. Porém Curtis sabe que para alcançar o sucesso o grupo precisará apostar na beleza provocante e tímida de Deena, mesmo que tenha que deixar de lado a voz potente de Effie.

"Dreamgirls" foi Primeiro filme da carreira da cantora Jennifer Hudson, que participou do reality musical  "American Idol", o qual não chegou na final.

10Hairspray – Em Busca da Fama

O filme que teve seu remake realizado em 2007, conta a história de Tracy Turnblad é uma adolescente que sonha um dia participar do Corny Collins Dance Show, um programa de TV que é febre entre a juventude. Ela consegue ser contratada para o elenco fixo do programa e logo se torna uma estrela. Tracy resolve usar sua fama para promover as causas em que acredita, em especial a integração entre brancos e negros. Só que no seu caminho está Amber Von Tussle, uma colega de elenco que não está nada satisfeita com o sucesso que Tracy tem feito.

Para que John Travolta entrasse completamente no personagem eram necessárias 4 horas para que  vestisse a roupa e se maquiasse como Edna Turnblad. Travolta usava uma roupa que pesava mais de 13 quilos. Foram usadas 5 aplicações protéticas de silicone para compôr a face da personagem no rosto do ator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário