truque de mestre

X MEN

X MEN

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

TUDO O QUE APRENDEMOS JUNTOS POR ALÊ SHCOLNIK


Inspirado na peça “Acorda Brasil” de Antonio Ermírio de Moraes, “Tudo que aprendemos juntos” conta a história de Laerte, um talentoso violinista que após frustradas tentativas de integrar a OSESP (orquestra sinfônica do Estado de São Paulo ) se vê obrigado a dar aulas de música para uma turma de adolescentes em uma comunidade carente de São Paulo.

Nesse encontro vemos, além, das dificuldades da vida e da carreira de um músico, o contraste da educação escolar e musical entre os personagens.

“Tudo que aprendemos juntos” nos apresenta histórias de coragem e transformação. Diria que é uma homenagem aos profissionais da música.

É interessante como o filme trabalha o contraste o tempo todo, inclusive na parte técnica, seja no roteiro, na trilha sonora e na fotografia. Alias,  o roteiro é bem definido e delineado, tem diálogos inteligentes e fortes, além de ótimas atuações dos jovens e de Lázaro Ramos e da direção competente de Sérgio Machado.

“Tudo que aprendemos juntos” é inspirado na experiência do Instituto Baccarelli, projeto que oferece formação musical e artística para jovens da comunidade de Heliópolis. O filme mostra como a vida é  uma panela de pressão prestes à explodir.  Emocionante! Difícil não chorar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário