truque de mestre

X MEN

X MEN

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CHICO - ARTISTA BRASILEIRO POR ALÊ SHCOLNIK



Dirigido  por Miguel Faria Jr., que também fez um filme sobre o compositor Vinícius de Moraes, o documentário mescla depoimentos com imagens de arquivo, fotos, encenações com personagens das canções mais famosas do artista e (obviamente) músicas interpretadas em vozes de diferentes cantores, como Maria Bethania, Adriana Calcanhoto e Mart'nália.

“Chico – Artista Brasileiro” é um filme que fala muito mais do lado pessoal e criativo do cantor, compositor e escritor. Obviamente que a questão política entra no meio deste enredo  (destaque para a passeata dos Cem Mil e a peça Roda Viva). Poderia dizer que a história da música brasileira se mistura com a da politica do nosso país. Fala também do casamento com Marieta Severo, da relação com os netos, dá sua relação com a solidão, tudo com muita delicadeza. Chega a ser poético como as suas músicas!

Filho de um historiador e sociólogo, o documentário aborda bem a questão da relação familiar com seu pai.

Cheio de imagens de arquivo, fotos e vídeos, “Chico – Artista Brasileiro”  não só agrada aos fãs, mas também a quem pouco conhece sua obra. É um  documentário muito bem feito, desde o roteiro à direção! A produção e a montagem nos apresenta Chico Buarque sem nuances.

O fio condutor só poderia ser o próprio Chico Buarque, assim, praticamente narrando os momentos de sua vida.

“Chico – Artista Brasileiro”   é um documentário simples e bonito sobre um dos ídolos da musica popular como Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre tantos outros.

Bom filme!