truque de mestre

X MEN

X MEN

sábado, 25 de julho de 2015

ESPECIAL CINEMA ARGENTINO


Que o cinema argentino se supera a cada ano, não é novidade. Com um histórico de boas tramas políticas e sensíveis retratos de família, se tornaram respeitados em todo o mundo.

Consagrado há muitos anos pela crítica, (eles conquistaram dois Oscars em sua história), é  considerado extremamente versátil e de ótima qualidade.

Elogiado, nos últimos anos e reconhecido pelo público de outros países, o cinema argentino consegue transformar qualquer história em algo grandioso e surpreendente. Os filmes selecionados são simples, sendo apenas recortes do dia-a-dia ou situações inusitadas. Nada é muito fora da realidade. 

Agora, é claro que falar do cinema argentino e não citar Ricardo Darin, é impossível! Tentei colocar o menos possível de filmes com o ator, assim a lista não se transforma em uma coletânea de filmes dele. Além disso, vale ressaltar que os filmes aqui escolhidos foram pela ordem de lançamento no Brasil. Divertam-se!

      1.Relatos Selvagens
Esse é um filme, que sem dúvida alguma tem que estar nesta lista! Indicado ao Oscar deste ano na categoria Filme Estrangeiro, é uma comédia tragicômica excepcional! São seis histórias separadas, com literalmente, relatos selvagens do ser humano. Tudo muito digno de realidade, inclusive.

2.Um time show de bola
Baseado no conto de “Memorias de um Wing Derecho” de Roberto Fontanarrosa, “Metegol” traduzido como “Um time show de bola” conta a história de Amadeo, um jovem tímido que trabalha num bar de um pequeno vilarejo e é apaixonado pela sua melhor amiga Laura.

Dirigido por Juan José Campanella (“O segredo dos seus olhos”,"O Filho da Noiva”),“Metegol” é mais um filme que se rende a sensibilidade do diretor, mesmo sendo um gênero diferente do usual que costuma trabalhar, Campanella nos seduz  da melhor maneira para os cinemas com um roteiro simples e diálogos bem feitos.

3. 2 mais 2
Dois casais, amigos de toda a vida, chegam aos 40 anos. Diego e Emília tem um filho de 14 anos e uma vida familiar organizada, já Richard e Betina não tem filhos e aproveitam a vida de forma diferente. Numa conversa o segundo casal, que é praticante de swing, sugere que eles façam uma troca de casais.

4. Os homens falam
Uma comédia centrada nas inseguranças masculinas, onde o foco são os homens (obviamente) e a quebra de cada um dos mitos relacionadas em suas interações privadas.

Um filme inteligente, maduro e divertido!

5.A sorte em suas mãos
Divorciado e pai de dois filhos, Uriel trabalha na empresa montada pelo pai, é jogador de pôquer online e mantém suas emoções à deriva. O reencontro com Gloria, na forma de azar, destino ou designo divino fará com que ele precise se utilizar da filosofia do pôquer para decidir o que fazer. E Uriel aposta tudo. 

"A Sorte em Suas Mãos" é um filme bonito, agradável e gostoso de ver.. Vale a pena ver com o namorado (a), noivo (a), marido ou esposa em uma tarde (ou não) chuvosa em casa.

6.Abutres
Na Argentina morrem por ano mais de 8.000 pessoas em acidentes de trânsito, uma média de 22 por dia e mais de 120.000 ficam feridas. A última década deixou 100.000 mortos. Os milhões de Pesos que as vítimas e familiares empregam nos gastos médicos e legais produzem um enorme mercado, sustentado pelas indenizações das seguradoras e pela fragilidade da lei. Por trás de cada tragédia há uma possibilidade de negócio. Um advogado especialista em lucrar com o mercado de indenizações de vítimas de trânsito passa a repensar seu trabalho quando se apaixona por uma jovem médica que cuida dos feridos em acidentes.

7.Dois irmãos
Marcos  é um velhinho simpático que passou a vida cuidando da mãe doente e, com a morte dela, acredita estar livre para seguir a própria vida - aos 64 anos de idade! O problema é que ele vai morar com a irmã mais nova, Susana, uma cinqüentona alcoólatra que exige atenção e tem verdadeira obsessão pela ascensão social. Quando Susana percebe que Marcos está levando uma vida mais feliz e interessante que a dela, e inclusive participando de um grupo de teatro, faz de tudo para sabotar a vida do irmão

Bom filme argentino que fala sobre a terceira idade e ao mesmo tempo de outros assuntos como:o passado e as consequências de certas escolhas e atitudes em família,a sociedade e suas ambições fúteis;a convivência entre vizinhos e o intercâmbio entre gerações.

8.O segredo dos seus olhos
Filme essencial em qualquer lista sobre o cinema argentino! Dirigido por Juan José Campanella, (O Filho da Noiva de 2001), um dos responsáveis pela transição da industria audiovisual. 

Em 2009, Campanella realizou o seu melhor filme e vencedor do Oscar de 2010: O Segredo Dos Seus Olhos. Um thriller policial profundo e surpreendente.

9.Leonera
Terceiro candidato à Palma de Ouro em 2008, co-produzido por brasileiros e argentinos, "Leonera" acompanha o drama de Julia, interpretada por Martina Gusman,uma jovem que se torna presidiária, acusada pela morte do namorado.

Com uma escrita única e pessoal, Pablo Trapero e Walter Salles não julgam. O olhar por trás da câmera, além de mostrar, revela a realidade do cárcere. É o cinema como prolongamento da vida.

Rodrigo Santoro também está no elenco.

10. Diários de Motocicleta
Enquanto muitas obras optam por focar nos atos guerrilheiros do argentino (como os dois filmes dirigidos por Steven Soderbergh, por exemplo), "Diários de Motocicleta" direciona o seu olhar para a formação do caráter revolucionário de Che, ocorrida quando ele ainda era um jovem de vinte e poucos anos.

O filme nos leva a 1952, quando Che Guevara era um jovem estudante de Medicina, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado.

A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. A partir dai, eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Ao chegarem à Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população. 

Um filme tocante, sensível, que vale a pena pela transformação dos personagens ao decorrer do longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário