truque de mestre

X MEN

X MEN

quarta-feira, 27 de abril de 2016

O DONO DO JOGO POR ALÊ SHCOLNIK



Baseado na vida de Bobby Fisher, a trama conta a história de um gênio perturbado que descobriu seu talento na infância. Sem qualquer traço de vida social e afetiva, Bobby dedicou sua vida ao xadrez. Uma vida onde o talento é associado a sacrifício.

O roteiro do filme foca apenas no protagonista, todo o resto é coadjuvante, forma como se colocava em cena (seja em vida ou em tela): Vaidoso, egocêntrico, arrogante e excêntrico. As relações à fora não são desenvolvidas, seja com a imprensa, com a família, que só aparece quando extremamente necessário. São fragmentos cruciais e decisivos de sua vida.

A direção de Edward Zwick (“Diamante de Sangue”, “O último Samurai”) conduz um suspense no meio de uma biografia conturbada.  A trilha sonora pontua bem os momentos tensos, a fotografia cinzenta em determinados pontos complementam o ritmo e a montagem cheia de sobressaltos criando um ambiente clautrofóbico para o protagonista. Assim, transitando entre os gêneros, porém como biografia, o diretor se coloca em modo obsessivo, exaltando a doença de Bobby.

Filme bem ambientado, com uma boa direção de arte que cumpre bem a sua função. 

Destaque para Tobey Maguire que surpreende em cena. Um ator versátil que nos presenteia com uma ótima atuação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário